Vindima em Mendoza em 2024: Saiba como aproveitar a época da colheita!

Amantes dos vinhos: Prontos para saber mais sobre a Vindima em Mendoza em 2024? Ir para Mendoza é sempre bom em qualquer época, inclusive com crianças e a família toda, mas claro que junto da colheira no início do ano tem algo a mais para aproveitar!

A Festa Nacional da Vendimia em Mendoza é um evento anual que celebra a colheita da uva e a produção de vinho na região. A festa é conhecida por ser uma das maiores e mais tradicionais festas vitivinícolas do país, além de, claro, existirem programações especiais nas vinícolas da região.

Alice e papai também aproveitando a colheita das uvas!

Vale muito a aproveitar a festa e combinar com um roteiro em vinícolas na região, dentro do perfil de sua preferência. Como especialista em Argentina e conhecedora de Mendoza, eu posso te ajudar com meu serviço de Viagem Sob Medida com certeza!

Quando acontece a Vindima em Mendoza em 2024?

A Vindima em Mendoza em 2024 acontece durante boa parte de fevereiro e março, já que muitas vinícolas promovem experiências diferentes, como a experiência de colheita e dia na vinícola. Este dia inclui opções de experiências com picnic e almoços com música, o que é uma ótima pedida para o final do verão;

Já a Festa Nacional da Vendimia em Mendoza será realizada de 02 a 04 de março, no Teatro Griego Frank Romero Day. Durante evento, os turistas podem participar e assistir espetáculos de música, dança, teatro e, é claro, tudo regado a muito vinho.

Nesse período toda a cidade e região ficam em clima de festa!

Como é a Festa Nacional da Vendimia em Mendoza?

Durante a festa, é comum ver desfiles coloridos, carros alegóricos representando a colheita e a produção de vinho, além de apresentações artísticas que contam a história da região.

A rainha da festa, eleita em concursos anteriores, desempenha um papel de destaque nas celebrações.

grande palco com apresentação de dança a noite
Espetáculo de dança na celebração da Festa da Vendimia! Crédito da Imagem: El Portal de Mendoza.

A celebração culmina com um grande espetáculo ao ar livre no Anfiteatro Frank Romero Day, onde milhares de pessoas se reúnem para testemunhar a apresentação artística. O evento destaca a cultura vitivinícola de Mendoza, incluindo a participação de diferentes departamentos (regiões) que apresentam suas próprias performances.

Após o espetáculo, os participantes têm a oportunidade de saborear uma variedade de vinhos produzidos localmente, desfrutando de uma atmosfera festiva e acolhedora.

A Festa Nacional da Vendimia em Mendoza é uma experiência única que combina tradição, cultura e a rica herança vinícola da região.

Quais vinícolas visitar durante a Vindima em Mendoza?

Já um desafio escolher quais vinícolas – ou bodegas como é o termo usado na Argentina – visitar mesmo sem a Vindima, já que são mais de 1200 vinícolas, e destas quase de 200 que são abertas para visitação, espalhadas nas 3 principais regiões de Mendoza (Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco).

cesto de uvas com parreirais ao fundo
Colheita em Mendoza! Crédito da Imagem: Canva

Talvez você tenha interesse em decidir suas opções baseadas nas uvas – Malbec é o destaque, mas Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Torrontes também são importantes localmente; talvez você decida baseado no tipo de visita e desgustação, então vale se perguntar qual é seu estilo e o que mais poderia agradar você e quem estará viajando junto pra começar.

Vou deixar algumas opções pensando principalmente com o perfil de clientes que atendo – muitas famílias – mas claro que são opções válidas para muitos públicos também, sendo que 2, no máximo 3 bodegas por dia.

Sendo assim, aqui vai a minha curadoria, com a seleção das vinícolas que acho possuem programações e opções interessantes para as famílias:

Bodega Sin Fin – Para começar, a visita já vale muito nessa época para apreciar, pois eles possuem um jardim com as diversas variedades de uvas e nesse período conseguimos ver a diferença entre as variações.

E claro, existe uma grande variedade de degustações e delícias. É possível agendar degustações com chocolates, alfajores, queijos… e inclusive com idioma de sua escolha, inclui português!

Para mais informações: https://www.bodegasinfin.com/visitas/

menina de costas colhendo uvas em parreiral
Alice na colheita: é sempre é uma ótima experiência com crianças! Esta foto não foi na Santa Julia, mas é o mesmo tipo de atividade!

Santa Julia – Apesar de ser opção “mais turistona”, tem experiências bem legais, como combinar um passeio de bicicleta nos parreirais com picnic, e a clássica experiência de colheita.

Além das uvas e dos vinhos, tem uma experiência da gastronomia argentina: uma aula de como fazer empanadas que é bem legal.

Para mais informações: https://santajulia.com.ar/turismo/ https://santajulia.com.ar/turismo/actividades/veni-a-cocinar/

La Rural – Uma bodega que além de promover degustações possui um museu do vinho. Para quem gosta de ir mais a fundo nas origens e detalhes de produção e desenvolvimento ao longo das épocas, acho bem interessante para quem quer deseja conhecer mais desse lado histórico.

Para mais informações: https://bodegalarural.com.ar/home/

Cruzat – Uma bodega de espumantes que também possui uma experiência de picnic bem interessante. Nós visitamos esta bodega com a Alice que fez atividade para as crianças durante a degustação, inclusive com a personalização do rótulo por ela de uma de nossas garrafas, uma lembrança bem legal de viagem!

Para mais informações: http://bodegacruzat.com/visitas/

Renacer – A experiência de picnic também é uma opção, mas a Renacer agora também conta com uma experiência de almoço com tango, para quem gostar de apreciar o espetáculo do mais famoso ritmo argentino.

Além disso, também é bem receptiva para as crianças, com um lago que elas amam olhar, e com alguns animais que as crianças podem ajudar a alimentá-los. Os próprios funcionários disponibilizam os alimentos dos animais e orientam os visitantes para que as crianças possam realizar essa atividade.

Para mais informações: https://www.bodegarenacer.com.ar/enoturismo

Prontos para curtir a Vindima em Mendoza em 2024? Aproveita as dicas para já organizar sua viagem e desfrutar de todas as experiências.

Principalmente se desejar aproveitar a festa nacional não esquece de reservar passagens, estadia e locomoção com mais antecedência para garantir uma boa opção de pernoite e serviços – mas vale para todo o período da Vindima em Mendoza, além de, claro incluir o Seguro Viagem em suas providências.

Precisando de orientação e ajuda com tudo isso, estou aqui! Conheça meus serviços e bora aproveitar o melhor da Argentina em uma das mais famosas regiões de vinhos de todo o mundo!

COMPARTILHE:
Facebook
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Insrcreva-se e fique por dentro de todas as novidades