Conhecer San Martín de Los Andes no Inverno é uma ótima dobradinha na Argentina tanto de Bariloche e região quanto com Buenos Aires, e o destino conta com muitas atrações muito boas para quem gosta e ou deseja curtir a neve, mas também boa gastronomia, diversão e compras.

Como chegar e Dicas Gerais

Nós fomos em 2023 de 19 de agosto a 22 de agosto. Fazer a viagem à San Martín de Los Andes super funciona fazer combinando com Buenos Aires, visto que San Martín tem um aeroporto que recebe voos da capital argentina.

Você também pode chegar via Bariloche com cerca 3h de trajeto de carro até San Martín, e mesmo quem não gosta tanto de ir pela estrada, saiba que não é ruim, pois pode se programar para fazer a famosa Rota dos Sete Lagos nesse trajeto de uma cidade para a outra. Inclusive tenho um Guia Completíssimo sobre Bariloche e com meu suporte para sua viagem que você pode acessar aqui.

selfie de mãe e pai com filha pequena no meio e montanha ao fundo
Mais uma aventura em família: Já adianto que curtimos muito nosso roteiro em San Martín de Los Andes no Inverno.

IMPORTANTE: Se optar por viajar de carro até San Martín de Los Andes, saiba que no inverno sempre tem risco de nevasca na estrada. Antes de qualquer coisa, dirija com bastante cautela e obedeça a sinalização e as orientações dos policiais rodoviários. Além disso, é essencial estar preparado e ter em seu carro as correntes de neve para os pneus, e não apenas as tenha, mas certifique-se de saber como colocá-las, você realmente pode precisar.

Aliás, foi o nosso caso, porém, como moro há alguns anos na Argentina e trabalho com roteiros personalizados aqui, já sabíamos bem o que fazer. Se nunca uso as correntes tem pouca experiência, não hesite em contratar alguém para fazer este trajeto,

Roteiro de 4 dias em San Martín de Los Andes no Inverno com Dica de Hospedagem e Restaurantes

Nossa viagem para San Martín de Los Andes no inverno teve um grande foco no esqui, e recomendo bastante para quem quiser se aprimorar na prática do esporte – e quem sabe até ter um movimento um pouco menor do que os lugares principais de Bariloche. Por isso, ficamos em um hotel esqui in out na parte central do roteiro, e só fizemos passeios pela cidade no dia de chegada e de retorno.

rua com árvore do inverno e montanha levemente nevada
Um pedacinho do Centro da Cidade.

Porém, também existem mais alguns locais bacanas para explorar. A cidade também tem muitas outras atividades e as pessoas podem se hospedar na cidade e fazer apenas um dia de atividade de neve, ou outras variações.

Sendo assim vou primeiro compartilhar o roteiro que fizemos, e depois mais lugares que você pode querer adaptar para aproveitar a viagem.

Dia 01: Como moramos na Argentina, fizemos um deslocamento de carro desde Neuquén (nossa cidade) até San Martín do Los Andes com todo o cuidado, já que pegamos uma dose de nevasca, mas chegamos bem em San Martín.

fachada de prédio de restaurante
Fachada do La Cabriada.

Seguimos para o almoço e fomos direto para o La Cabriada, um restaurante de carnes argentinas muito bom, localizado no centro da cidade.

Em seguida, não demoramos e já fomos para o nosso hotel que fica no Cerro Chapelco – montanha com cerca de 2.200m da região que conta com as estações de esqui que foi nosso objetivo.

Ficamos hospedados no Hotel El Refugio, que fica dentro de um bairro privado chamado Las Pendientes a 23km do centro e fica lindo com a paisagem nevada. Este bairro conta com o hotel e casas para aluguel na temporada justamente para turismo e prática do esqui, já que tem um centro exclusivo para a prática dos esportes de neve.

centro de elevação na neve
Um dos Meios de Elevação.

O Centro de Esqui de Las Pendientes conta com duas pistas principais e outras pistas menores e possui dois meios de elevação – tipo teleféricos que levam os praticantes para as áreas altas e você não precisa tirar os esquis dos pés. Você pode comprar os passes e contratar aula sem fila, e ter um dia tranquilo no centro de esqui.

Dica: Se quiser um pouco mais de aventura, existe mais um centro de esqui para aproveitar, o Chapelco Ski Resort, que fica a poucos minutos do Las Pendientes.

Estrada com árvores e muita neve
No caminho para Las Pendientes e região.

Ele oferece uma ampla variedade de pistas de esqui para todos os níveis, desde iniciantes até esquiadores mais experientes. Existem mais de 30 pistas, que se estendem por cerca de 140 hectares de terreno esquiável. Além disso, a estação de esqui conta com um moderno sistema de elevação, garantindo um acesso conveniente e rápido às diferentes áreas da montanha.

A paisagem ao redor do Cerro Chapelco é deslumbrante, com vistas panorâmicas das montanhas cobertas de neve, bosques de árvores nativas e lagos cristalinos.

Ali também é possível fazer passeios de snowshoeing (caminhada com raquetes de neve), snowmobile (moto neve) e tubing (descida em boias pela neve). Há também uma variedade de restaurantes, cafés e lojas na base da montanha, onde você pode relaxar e desfrutar de uma refeição deliciosa.

Dica: para as pessoas que não vão esquiar é necessário comprar o passe Telecabina que é o meio de elevação que te leva da base até a altura de 1.600m de altitude, onde se encontram as atividades para não esquiadores e opções de restaurantes também. É valido para uma subida e uma descida e não pode levar equipamento de esqui.

O Resort disponibiliza transfer (pago à parte) do centro de esqui para o de Las Pendientes também. Dependendo da quantidade de neve e da sua experiência com o esqui você até pode chegar ao Chapelco Ski de fato esquiando, pois tem uma pista que liga os dois centros de esqui – mas claro que você deve ter o passe de esqui dos dois centros para fazer isso.

Voltando ao nosso roteiro em San Martín de Los Andes no inverno, após realizarmos noss check-in em Las Pendientes, fomos alugar nossos esquis para o dia seguinte.

cabana coberta de neve
Nossa cabana na viagem!

Bem próximo à recepção do hotel há uma loja de aluguel de roupas, acessórios e equipamentos – lembrando que geralmente alugamos a terceira camada e o restante levamos o que precisamos em nossa mala de inverno inteligente!

À noite, jantamos no restaurante do próprio hotel. Lá você vai encontrar duas opções de restaurantes e uma mercearia onde pode comprar alguns itens.

Na suíte que nos hospedamos no El Refugio tinha uma cozinha equipada com geladeira, micro-ondas e forno que dava para fazer comida tranquilamente também. Em nossa diária já estava incluso o café da manhã e os passes diários para o centro de esqui.

crianças juntas para aula de esqui
Criançada reuniada para começar as aulas e a diversão.

Dia 02: Foi só tomar o café da manhã e curtir um dia inteiro de esqui em Las Pendientes. Contratamos aulas particulares para nós e para a Alice colocamos na escolinha de esqui com outras crianças e foi ótimo! Ela se divertiu o dia todo, pois além das aulas de esqui eles fazem brincadeiras e já está incluso lanche e almoço, além de os professores serem super atenciosos.

No fim, de tarde brincamos com a Alice de esqui bunda, boneco de neve e bolinha de neve. Como o hotel está no alto do cerro e do lado da pista, temos neve desde a porta do quarto, mesmo que você não esquie pode aproveitar com as crianças.

Almoçamos no restaurante do centro de esqui e à noite jantamos no restaurante do hotel. Aproveitamos que o quarto tem lareira e acendemos para tomar um bom vinho que havíamos levado.

menina e homem com esquis no meio da neve
Alice na Aula de Esqui já arrasando muito!

Dia 03: Repetimos o dia 02 para de fato praticar melhor e que se arriscar em novas áreas e pistas. Alice já estava mais tranquila nos esquis e inclusive desceu a pista principal – as crianças pegam tudo muito rápido!

Dia 04: Já era o dia de voltar para casa, e programamos de sair logo pela manhã para dar uma volta em San Martín de Los Andes e almoçar na cidade antes de voltar para casa.

Quando fomos pegar o nosso carro ele estava todo coberto de neve, e mesmo com ajuda da equipe do hotel, tivemos que tirar toda a neve, o que demorou um tempo e atrasou um pouquinho os planos – pode acontecer com você também se alugar carro!

Lago com barcos e montanha ao fundo
O Lago Lácar que também oferece passeios de barco!

Chegamos e fomos direto para a beira do Lago Lacar e caminhamos pelo centro. Fomos na Mamuschka, uma deliciosa marca que adoramos comprar chocolates e o melhor alfajor da cidade, que é feito com farinha de amêndoa.

Em seguida almoçamos no restaurante Las Barricas, com típica comida da Patagonia.

fachada de restaurante com barris
Visual do Las Barricas.

O Las Barricas, oferece opção de massas, carnes e pratos veganos, além de uma carta de vinhos muito boa. Aproveitamos nosso almoço, e de lá voltamos para casa.

Outros lugares e passeios para adaptar seu roteiro

Talvez você não queira 2 dias inteiros em um centro de esqui como nós fizemos em San Martín de Los Andes no inverno, e neste caso, você pode aproveitar sim de outras maneiras sua viagem. Aqui estão alguns passeios que são bacanas, e em seguida também mais algumas dicas de restaurantes:

Lugares e Atrações

C4 Parque de Nieve: Está localizado no Cerro Chapelco também, mas tem uma proposta um pouco diferente. O parque oferece uma variedade de atividades emocionantes para todas as idades e níveis de habilidade.

Uma das principais atrações do C4 Park de Nieve é o snowpark, que é uma área especialmente projetada para praticar snowboard e freestyle. O snowpark possui uma série de obstáculos, como rails, boxes e kickers, onde os entusiastas de snowboard podem aprimorar suas habilidades e realizar manobras radicais.

Além do snowpark, o parque também oferece outras opções de diversão na neve. Você pode desfrutar de atividades como tubing, que é a descida em boias infláveis em pistas especialmente preparadas. Essa é uma opção divertida e segura para todas as idades. Além disso, há também a possibilidade de realizar caminhadas com raquetes de neve, explorando as trilhas e paisagens nevadas ao redor do parque.

No local você pode alugar os equipamentos de snowboard e esqui disponíveis, caso você não possua o seu próprio equipamento. Além disso, há instrutores qualificados que podem fornecer aulas para iniciantes, ajudando-os a aprender as técnicas corretas e a se divertir com segurança.

Trineo con Huskies: Tenha a linda e emocionante experiência de percorrer os bosques de Lengas em trenos puxados por cães siberianos. Essa é uma atividade ideal para famílias.

Está localizado na plataforma 1.600 do Centro de Ski Chapelco e propõe passeios diários para adultos e crianças. Uma experiência muito divertida e com uma paisagem incrível.

letreiro de san martin de los andes com montanha e lago no fundo
O clássico letreiro da cidade.

Centro da Cidade: Para dar aquela voltinha, curtir o visual e o Lago Lácar – é possível fazer passeio de barco nele inclusive – fazer compras e tirar foto com letreiro: clássico de todas as viagens!

Ruta de Los Siete Lagos: Um percurso de 110km da ruta 40 que inicia em Villa la Angostura e finaliza em San Martín de Los Andes. Nesse percurso você vai ter vários mirantes para admirar paisagens deslumbrantes de sete lagos patagônicos.

A proposta aqui é fazer de San Martin para Villa La Angostura passando pelos Lagos Espejo, Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico y Lácar.

Esse passeio pode ser feito de forma privada ou em grupo, recomendo que contrate privado se possível ou mini grupo. Pois alguns passeios possuem muita gente e acaba prejudicando a experiência.

E claro que, estando em Villa La Angostura, vale muito aproveitar o centro com uma caminhada despretensiosa por essa linda vila, que está localizada a noroeste do lago Nahuel Huapi e conta com uma das paisagens de montanha mais lindas da Argentina. É uma das áreas protegidas da Patagonia, pois esta imersa no Parque Nacional Nahuel Huapi.

Restaurantes

Terrazas del Refugio: com a proposta de restaurante panorâmico em um refúgio de neve localizado em Las Pendientes, perto do Centro de Ski Chapelco. Dentro. Tem um cardápio variado e opção de comida de montanha.

Casa de Chá Arrayan: Pode ser parte de seu passeio no centro. Fundada em 1939 a pequena e charmosa casa de chá, localizada no alto do Cerro Coronel Díaz e tem uma das vista mais bonitas do lago Lácar e dos Andes.

La Vieja Aldea: É uma loja de chocolates tradicional da cidade de San Martín de Los Andes e eles oferecem chocolates artesanais de qualidade e estão transformando a loja em uma verdadeira experiência com chocolate.

Morphen Bistro: Com a proposta de oferecer uma gastronomia de influências, sentimentos e memória, o Morphen é um bistrô Patagônico Argentino que se inspira em produtos da estação para criar pratos que convidam os clientes a terem um momento tranquilo, único e memorável.

Domingo Restaurante: Mais aconchegante, o restaurante foi instalado em uma antiga casa familiar, que forma parte do patrimônio histórico da cidade. Com um cardápio variado, o restaurante possui uma proposta de cozinha italiana muito boa.

pista de esqui
Pra fechar, mais uma foto da aula da Alice na pista de esqui.

Agora é só organizar sua viagem para San Martín de Los Andes no inverno, e descobrir a magia deste lugar tão bacana. E novamente, se quiser suporte e uma viagem personalizada do seu jeitinho, conversa comigo, que vai ser incrível!

COMPARTILHE:
Facebook
LinkedIn

0 comentário sobre “San Martín de Los Andes no Inverno: Roteiro de 4 Dias!

  • LIANA SENA DA SILVA CASTRO disse:

    Adorei seu roteiro! Há possibilidade de um dia de passeio contratando uma van privada para 8 pessoas saindo de San martin para bariloche? Você conhece ou indica alguem?

    • Oi Liana, é possível sim. Existem vária agências em San Martin e Bariloche que fazem esse tipo de serviço. Recomendo que entre em contato com o seu hotel e pegue uma recoemmendação. Geralmente possuem boas opções. Para fazer uma recomendção precisaria entender mais o perfil do grupo e o período que vão. Se tiver interesse podemos pensar em um roteiro personalizado para vocês. Obrigada por acompanhar o blog fico muito feliz que gostou do roteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Insrcreva-se e fique por dentro de todas as novidades