Villa Traful é um destino diferente para quem ama novas descobertas. É um pequeno povoado na província de Neuquén, na Patagônia Argentina, que possui menos 500 habitantes. Fica cerca de 100km de Bariloche e apenas 57km de Villa La Angostura, destinos que também têm dicas aqui no blog!

O Povoado está inserido dentro do Parque Nahuel Huapi, às margens do Lago Traful, que dá nome a cidade. Como moramos na região, já pudemos conhecer e tivemos uma experiência muito boa por lá, e assim também consigo te ajudar a personalizar sua viagem como Especialista em Argentina!

O Belíssimo Lago de Villa Traful dispensa maiores apresentações!

Villa Traful é para quem quer encontrar um lugar muito tranquilo e calmo para aproveitar lindas paisagens e ao menos um dia em torno do lago, que possui águas cristalinas e muitas trutas.

Onde Ficar?

‌Tenho duas indicações bacanas a beira do lago, ambas com um clima bem gostoso e charmoso, e claro: com visual da paisagem como um todo, entre montanhas e área verde.

O Hotel Alto Traful by Don e o Marina Puerto Traful são minhas indicações, e ambos possuem boas acomodações, café da manhã e fácil acesso para respirar ar puro e realizar atividades em torno do lago, como uma boa caminhada!

O que fazer em Villa Traful?

Mesmo sendo uma comunidade pequena, ela é muito amistosa e com algumas atrações icônicas e únicas, e conhecemos a maioria delas com a Alice junto. Villa Traful te oferece o seguinte:

troncos de árvores submergidos na água
O Bosque Sumergido é um local único no mundo!

Bosque Sumergido: um fenômeno natural super raro e quase único no mundo, e só ele vale a viagem para Villa Traful. É um dos principais atrativos para os turistas que vão a Villa Traful. Um bosque inteiro de ciprestes que se mantêm intactos de baixo das águas do Lago Traful.

Esse fenômeno aconteceu a mais de 60 anos e só foi possível devido a instabilidade da região e as águas super frias do lago.

Para admirar esse lindo bosque e explorar um pouco mais do lago é necessário contratar uma excursão lacustre. Existem algumas empresas que realizam esse passeio, eu sugiro que entrem em contato com Traful Extremo, que é uma empresa local. Reservas podem ser realizadas por WhatsApp +54 9 294 421-0759. Instagram: @trafulextremo

Não é exatamente a vista do Mirador del Viento, mas é parte deste visual que te espera!

Mirador del viento: É um ponto lindo para admirar o Lago Traful e fica na estrada que vai para a cidade. Estando de carro, você pode usar este Link Google Maps para se dirigir até o endereço dele: Mirador Del Lago Traful

Trilha Cascada – Cascada Coa-Co y Blanco: Essa é uma trilha para conhecer duas bonitas cascatas locais de Villa Traful. Para chegar na trilha, é necessário subir de carro, e depois as trilhas vão se dividir em duas, uma para cada cascata. Ambas são bem tranquilas. Uma possui uma trilha mais curta e a outra a trilha é mais longa um pouco, mas tudo sinalizado.

Mulher sentada em frente a cachoeira
Claro que tinha que ter foto em frente a cachoeira depois da trilha!

Trilha Cascada Cataratas: são 950m de baixa dificuldade com duração de aproximadamente 40min. Quase todo tempo vai margenado um rio e ao final você encontra uma linda cascata.

Cerros Negro & Monje Trail (para os mais aventureiros, nós não fizemos): Uma trilha que permite avistar lindos pontos panorâmicos tanto da Argentina como já do Chile. É uma trilha de 10km, que começa a poucos metros do centro da cidade. Tem duração média de 6h e é uma caminhada que exige um bom condicionamento físico, mas com certeza a recompensa vale a pena.

Cavalgada: Villa Traful possui algums opções de cavalgada para quem quer explorar a região sem ter que caminhar tanto, que é algo tradicional de outras regiões argentinas. Vale fazer.

Se for no verão aproveite as praias do lago: Os lagos argentinos costumam ser geladinhos, mas as temperaturas também sobem, então pode ser que você queira aproveitar para se refrescar, e o melhor é que a água é doce e você pode curtir as praias que ali se formam.

menina de costas em lago cristalino com montanhas
Alice curtindo a praia do Mirador Arrayan

Algumas são:
> Mirador do Mulle: tem uma praia no pier de onde sai o passeio do Busque Sumergido;
> Bahia grande: está do outro lado do lago – acesso de barco;
> La Puntilla: próxima ao Hotel Alto Traful;
> Mirador Arrayan

Em época específicas, e com acompanhamento de guia especializado, a região também é bem explorada pelo turismo de pesca. Se for do seu interesse, pegue todas as orientações, pois como a cidade está dentro do parque nacional, tem muitas regras para esse tipo de esporte.

Onde comer em Villa Traful

Existem algumas opções simpáticas de restaurantes no povoado com gastronomia bem tradicional. Minhas recomendações são:

Restaurant Marinas Puerto Traful: Restaurante do Hotel Marinas Puerto Traful que também abre ao público com opções variadas.


☎️ Telefone: +54 9 294 453-4533
📍Endereço: RP65, Q8403 Villa Traful, Neuquén
🗺 Link Google Maps: Restaurant Marinas Puerto Traful
⏰Horário de funcionamento: Sexta a quarta de 12h às 23h

Site: Marinas Puerto Traful – Villa Traful – Patagonia Argentina


Ñancu lahuen Restaurant: Com mais de 30 anos de existência, serve trutas, massas caseiras, carnes e lanches. Ao lado do restaurante há uma chocolateria e sorveteria de mesmo nome.
📍Endereço: Los teros Bartolomé laffite, Q8403 Villa Traful, Neuquén
🗺 Link Google Maps: 

⏰Horário de funcionamento: Sexta a quarta de 11h às 20h

Site: Ñancu lahuen Restaurant
Instagram: @restaurant.nanculahuen

Restaurante do Hotel Alto Traful: Este Hotel também possui restaurante aberto ao público, na mesma localização e dados do hotel. Porém, neste caso é necessário realizar reserva.

menina de costas em trapiche de lado e montanhas ao fundo
Que tal um piquenique com este visual?

Dica bônus: Sugestão de local para Piquenique: Vocês podem realizar um piquenique as margens do lago ou a praça que fica do outro lado da rua de frente para o pier. Aí você escolhe o que quiser levar, talvez um bom vinho, ou alguns chocolates, enfim… com certeza será inesquecível!

Dicas bônus para quem vai à Villa Traful

O mais comum é os visitantes conhecerem Villa Traful a partir de bate voltas, seja de Bariloche ou mesmo Villa La Angostura. Neste caso, algumas dicas sobre as estradas:

Para quem faz um bate e volta de Bariloche: Sugiro ir pela Ruta 40 e retornar pela Ruta 237, já que terão paisagens e opções diferentes para conhecer.

Na Ruta 40, você pode passar por Villa La Angostura e conhecer um pouco essa cidade e alguns lagos que ficam no caminho entre Villa La Angostura e Villa Traful, como o Lago Correntoso; Lago Epejo Grande; e Lago Espejo Chico.

Já na Ruta 237 é possível parar nos seguintes pontos:

Valle Encantado: O vale fica no desague do rio Traful no rio Limay, bem próximo a estrada, e tem vários pontos de parada. Um pouco mais adiante na Ruta 237 há um mirante mais alto.

🗺 Link Google Maps: Playa confluencia Rios Limay y Traful

lavandas em frente a lago e montanha
Lavandas e paisagens perfeitas, por que não?

Lavandas del Limay: localizada em Villa Llanquin, essa plantação de lavandas é aberta à visitação e possui uma casa de chá com tem itens feitos de lavanda a venda.

Para chegar no lavandário, é preciso atravessar o rio Limay, e essa travessia é feita em uma balsa; Na balsa só vai o carro e vocês atravessam uma pequena ponte andando.

☎️Telefone: +54 9 294 451-9860
📍Endereço: Finca Florecer – Paraje Villa Llanquin, Ruta 237 km 1610 – Rio Negro, Patagonia Argentina
🗺 Link Google Maps: 

⏰ Horário de funcionamento: Sábados e domingos 14h às 20h

Site: Lavandas del Limay

E agora, deu vontade de conhecer Villa Traful? Se sim, eu tenho certeza que você e sua família vão gostar, e precisando de uma viagem personalizada na Argentina e com a sua cara, me chama para conversar! Tenho certeza que minha Viagem Sob Medida vai ser perfeita para você também!

COMPARTILHE:
Facebook
LinkedIn

0 comentário sobre “Villa Traful: Destino icônico na Argentina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Insrcreva-se e fique por dentro de todas as novidades