Já pensou em aproveitar a época de Natal em Bariloche? Se sim, pode ter certeza que é boa pedida, inclusive porque fui com minha família para a cidade aproveitar alguns dias mais amenos que o tradicional inverno na cidade, e aqui tem mais de nossa experiência e dicas da magia natalina local.

Fomos em dezembro e ficamos 4 dias na cidade, também aproveitando algumas atrações de verão. A programação oficial do Natal em Bariloche – que é divulgada no Instagram Navidad en Bariloche – sempre inicia em meados de novembro e vai até o início de janeiro, que geralmente é finalizada junto com o evento Caminhada dos Reis.

Onde ficar para aproveitar o Natal em Bariloche?

A programação natalina da cidade acontece principalmente com decoração e atrações no centro cívico, por isso se este for o objetivo principal, é interessante se hospedar perto dele, e que não deixa de ser uma base para fazer outros passeios na região e arredores.

Eu sempre recomendo para meus clientes de consultoria e roteiros personalizados na Argentina estadias na Av. Exequiel Bustillo que não é distante do centro e tem lindas vistas do lago.

decoração natalina com várias árvores em frente a prédio
Pertinho do centro tem boas hospedagens e as decorações de natal!

Mas é claro que alguns hotéis e resorts são boas opções, principalmente para serem aproveitados com mais calma nesta época – que não é a alta temporada do destino. Então, ficar em um local um pouco mais distante pode ser interessante, principalmente porque nesta época alugar carro é mais viável, já que não tem o problema de pistas congeladas e perigosas.

Quando fomos em dezembro, nos hospedamos do Hotel Sol del Nahuel, um hotel 3 estrelas simples nos quartos e café da manhã, mas com estrutura boa de piscina e vista para o lago. Ainda assim, opções como o tradicional Llao Llao Resort & Golf Spa que é luxo e outros bem conhecidos costumam caprichar nas decorações e quem curte esse clima ganha esse extra nas estadias de luxo.

Neva no Natal em Bariloche?

Não! As temperaturas na cidade, por estar no sul da Argentina, ficam entre 10 e 25 graus celsius em dezembro, então é um clima ameno e com alguns dias um pouco mais quentes – mas sem chance de ver neve – salvo no alto de alguns picos que costumam sempre ter aquela neve para ver ao longo das paisagens!

O que fazer no Natal em Bariloche?

Ainda que Bariloche tenha aquela ideia de ser um destino de neve e que automaticamente combina com as festas, o natal em Bariloche não é como o de Gramado por exemplo. Ele é mais simples, com uma programação menor, mas não deixa de ser animado e muito gostoso.

Aqui então estão algumas opções para curtir a cidade nesta época:

árvore de natal em praça com iluminação baixa a noite
A árvore clássica do centro de Bariloche.

> Decoração de natal e atividades no Centro Cívico: Tanto o centro quanto a região da Calle Mitre (Rua Mitre) fica iluminada e decorada, com várias atividades, como Vila do Papai Noel para tirar fotos, escrever cartinhas, realizar pinturas e curtir o acender das luzes todos os dias por volta das 18h00 no entorno da árvore de natal de 10 metros de altura.

Além disso, sempre acontecem shows e apresentações noturnas, desde concertos de orquestras até apresentações bem animadas de rock, com um toque natalino!

rua com fila de árvores de natal decoradas no centro
Entre decorações e lojas, a programação oficial e a não oficial são uma delícia!

> Comércios e atividades além da programação oficial: É claro que o comércio entra no clima, sendo que uma das coisa mais gostosas (literalmente!) é passear provar delícias nas lojas de chocolate – e nada como curtir um chocolate quente em um friozinho leve, além de garantir alguma decoração e presentes nas lojas locais.

Uma das opções mais tradicionais aliás no quesito chocolate é provar as delícias da Rapanui – que também aqueles ursinhos recheados de doce de leite que são maravilhosos.

balcão de loja de chocolates com caixas e barras tema natal
Uma linda lembrança da época – e gostosa – são as delícias da Rapanui.

Nesta época a loja vende produtos temáticos de natal, como biscoitinhos de gengibre em formato de bonecos (igual os gingerbreads que existem nos Estados Unidos), barras de chocolate com símbolos natalinos, entre outras opções temáticas.

A Rapanui do centro cívico também tem cafeteria e sorveteria, além da sua pista de patinação no gelo, que fica dentro da loja e funciona durante todo o ano – para quem quiser entrar no clima do natal do hemisfério norte, mesmo estando longe de lá!

Ainda há apresentações e decorações em outros locais, como em grandes hotéis e no Cerro Catedral, que nesta época também tem atrações especiais.

> Curtir as paisagens além da neve: Você vai aproveitar para ver um visual bem diferente de alguns mirantes dos próprios lagos.

O Circuito Chico, assim como outros lagos por exemplo são tão bonitos quanto no inverno, mas de uma forma totalmente diferente!

> Colonnia Suiza: Esse é um cantinho especial de Bariloche que tem comércios e restaurantes em casas de arquitetura típica suíça que é bem gostoso de passear… e que acaba sendo bacana de aproveitar na época (afinal é neste país europeu que estão alguns dos mercados de natal mais famosos do mundo).

Ela fica bem próxima da cidade, e por ser o início do verão, dá para aproveitar a praia no lago Perito Moreno. Lembrando que os lagos de Bariloche são de origem glaciar e abastecidos por água de degelo. Por isso, mesmo no verão a água é bem gelada – mas os corajosos podem aproveitar!

escultura de avó em frente a casa com loja de chocolates
Além do charme, um dos melhores chocolates de Bariloche você também encontra na Colonnia Suiza

Aliás, uma dica é a Loja da Abuela de Goye, que na minha opinião é uma das melhores chocolaterias de Bariloche. Além do chocolate eles possuem cafés, tortas, chás e um cardápio bem variado para atender um lanche da tarde e, contém desde o início de 2023 com uma sorveteria também

E o ano novo?

O Ano Novo é ainda mais tranquilo, sem grandes festas no centro ou eventos especiais – inclusive pelo fato de Bariloche estar dentro de uma região de Parque Nacional e que precisa de preservação e cuidado – por isso, é um destino para quem deseja sossego, definitivamente!

Mesmo assim, ceias e festas em hotéis – que podem ter pequenas queimas de fogos em locais autorizados – até podem ser possíveis, e vale conferir a programação dos estabelecimentos.

Uma opção é passar o Natal em Bariloche, e depois seguir para o Ano Novo em Buenos Aires. Não é como no Brasil, mas possui algumas festas e queima de fogos na região de Puerto Madero, e pode ser uma viagem bem legal sim!

construção em arco da praça de bariloche com guirlanda de natal
Mais um pouquinho da decoração de fim de ano de Bariloche!

E aí: se animou para curtir o fim de ano e o natal em Bariloche? Se sim, posso te ajudar a personalizar sua viagem não apenas na cidade, mas com opções interessantes nos arredores também; ou se preferir, conheça meu Guia Bariloche Memorável, que apesar de ser mais focado no inverno, é um guia super completo com lojas, restaurantes, hotéis e tudo o que você precisa saber em detalhes e com uma série de benefícios sobre um dos destinos mais legais da Argentina. E afinal, eu posso até ser suspeita, mas Bariloche é legal o ano todo, e vale sim aproveitar!

COMPARTILHE:
Facebook
LinkedIn

0 comentário sobre “Natal em Bariloche: Dicas para o fim de ano na cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Insrcreva-se e fique por dentro de todas as novidades